Campeã de Jiu-Jitsu: conheça a trajetória da patense Victoria Xavier Faria
Criança participará de competições no Rio de Janeiro e São Paulo
A patense Victoria Xavier Faria tem apenas seis anos e já se destaca no mundo das artes marciais. A criança começou com o Karatê há dois anos e, recentemente, deu um novo passo ao ingressar no Jiu-Jitsu, conquistando o título da Copa do Brasil, realizada em Uberlândia.
Segundo o pai Marco Aurélio, a filha acompanhava ele nas competições e, durante os treinos, a criança conheceu sobre o esporte e foi incentivada a praticá-lo. Nos próximos meses, Victoria terá grandes desafios: participar de competições no Rio de Janeiro e São Paulo.

Preparação
Para encarar as próximas competições, a preparação da criança será intensa. A rotina inclui quatro treinos por semana, com foco em técnica e resistência. O treinador Matheus Nogueira ressaltou que o Jiu-Jitsu também ensina a manter a disciplina, a concentração e o autocontrole.
“A gente tenta trabalhar coisas que eles podem fazer no campeonato, porque a Federação blinda um pouco para não machucar as crianças”, disse o treinador.
Desenvolvimento
O Jiu-Jitsu, assim como outras artes marciais, contribui para o desenvolvimento dos praticantes, ajudando na confiança, socialização e controle emocional. O pai explicou que a evolução de Victoria foi visível em relação à consciência corporal e ao comportamento dentro de casa.
“Mudou muito a disciplina, a organização dela ficou muito forte”, contou Marco Aurélio.
Competição
A trajetória de Victória é um exemplo de que, com dedicação e apoio, grandes conquistas podem acontecer desde cedo. Agora, a jovem atleta competirá no dia 5 de abril o Fall Open de Jiu-Jitsu, no Rio de Janeiro, e no dia 14 de junho, o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo.
“O de São Paulo é mais difícil de competir, o Brasileiro dá gente do mundo inteiro. Se eu pegar medalha de prata, ótimo, mas a de outro…”, ressaltou Victoria.
Leia também